Por favor utilize o seu dispositvo na vertical para visualizar o site.

Um traço comum aos cinco primeiros presidentes do CDS Madeira, que lideraram o partido em fases distintas da nossa História é a luta pela dignidade humana, a solidariedade no progresso social, a família, os valores da justiça e da paz, a autonomia e a autoridade do Estado. É esse património, esses princípios e essa inestimável herança que nos compete a nós preservar, em homenagem a todos esses Homens que serviram a Região e o País com exemplar denodo.

"Baltazar de Andrade Gonçalves, formado em direito, antigo secretário de Estado do Turismo do II Governo Constitucional, foi deputado e líder parlamentar do CDS-Madeira durante a I Legislatura (1976)."

O presidente Baltazar Gonçalves conduziu o partido entre 1974 e 1980 (nos primeiros tempos de democracia e autonomia), tendo deixado a sua marca pela sua dedicação e profissionalismo.

"José Manuel Cabral Fernandes, formado em direito, foi o segundo líder do CDS-Madeira, tendo sido o primeiro deputado eleito pelo partido à Assembleia da República no ano 1976. Actualmente continua militante do CDS, mas há vários anos que optou pela carreira de advogado."

O presidente Cabral Fernandes conduziu o partido entre 1980 e 1985, tendo deixado a sua marca pela dedicação e profissionalismo.

A maneira como todas estas pessoas lideraram o partido, o carisma e reconhecimento social que obtiveram, são outras das qualidades que alimentam a vontade e o querer da actual geração de dirigentes para continuar a servir a Madeira e o Porto Santo, de forma competente, honesta e transparente, respondendo assim aos novos e inadiáveis desafios que estão colocados à Madeira e Porto Santo.

"Ricardo Vieira, formado em Direito, foi o terceiro presidente do CDS-PP Madeira. Actualmente, além do seu trabalho como advogado, é deputado à Assembleia Legislativa da Madeira e presidente da 3ª Comissão - Recursos Naturais e Ambiente. "

O presidente Ricardo Vieira conduziu o partido entre 1985 e 1997, tendo deixado a sua marca pela dedicação e profissionalismo.

"José Manuel de Sousa Rodrigues, jornalista, foi o quarto presidente do CDS-PP Madeira. É actualmente deputado no Parlamento Regional e vice-presidente da Comissão da Reforma do Sistema Político."

O Presidente José Manuel Rodrigues conduziu o partido entre 1997 e 2015, tendo deixado a sua marca pela dedicação e profissionalismo.

O CSD Madeira aprendeu desde muito cedo que para conquistar o respeito, a simpatia e a escolha dos eleitores tem que ser um partido autêntico, bem preparado, verdadeiramente capaz e trabalhar muito mais do que os demais partidos. Tem sido assim desde o princípio. Mas num partido personalista e humanista como é o CDS, essas pedras no caminho não são um desafio, são uma verdadeira MISSÃO ao serviço dos Madeirenses e Porto-Santenses!

"António Manuel Lopes da Fonseca, formado em Filosofia e Psicologia e Doutorado em Ética, foi vice-presidente do Cine Fórum do Funchal, deputado municipal no Concelho de Santa Cruz, deputado regional e vice-presidente do CDS na liderança de Ricardo Vieira e José Manuel Rodrigues."

O Presidente António Lopes da Fonseca foi eleito no XV congresso de Dezembro de 2015 do CDS-PP Madeira, sendo o actual líder do partido.